Actividade 3: “Estratégias e Ferramentas para construir uma organização aprendente, baseadas nas cinco disciplinas de Peter Senge”
Palavras-chave: organizações, aprendizagem, competências.
A visão de Peter Senge da organização da aprendizagem como um grupo de indivíduos, que estão continuamente a fortalecer as suas competências para criar o que ambicionam, é extremamente influenciável. Esta visão é baseada nas cinco disciplinas que são fundamentais para “construir uma organização aprendente”.
“As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente as suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”
(Peter Senge)
- Domínio Pessoal: Disciplina que permite ao indivíduo compreender a realidade de uma forma objectiva e deste modo expandir as suas capacidades pessoais. Para além disso, vai possibilitar a realização dos seus objectivos pré-estabelecidos sem receio de errar.
- Modelos Mentais: Consiste em indagar e clarificar os modelos mentais de cada indivíduo de forma a moldá-los com o meio que o rodeia.
- Visão Compartilhada: Disciplina que consiste em estabelecer metas que ajudarão a alcançar os objectivos pretendidos, de forma a estimular o empenho colectivo e individual, ou seja, há um comprometimento em obter resultados.
- Aprendizagem em equipa: Privilegia o trabalho do grupo em detrimento do trabalho individual. O diálogo entre os membros deste é fundamental para facilitar a aprendizagem e produzir resultados. Deste modo, possibilita uma maior eficácia enquanto grupo.
- Pensamento Sistémico: Denominada como a “quinta disciplina”, o pensamento sistémico engloba e funde-se com todas as disciplinas anteriores. Consiste em integrar todas as partes num todo – “mostrando que o todo pode ser maior que a soma das partes” (Senge, 1990, p. 21).
Sem comentários:
Enviar um comentário